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Contabilidade digital e pequenos empreendedores

Começar um negócio requer bastante planejamento e cuidado. Especialmente no Brasil, onde a legislação tributária nada mais é que um emaranhado complicado de tarefas, prazos e obrigações. Por mais que o legislador, nos últimos anos, tenha tentado facilitar os processos por meio de formas de tributação mais “Simples”, a coisa ainda é bastante difícil, e para todo e qualquer negócio o contador é peça indispensável e fundamental.

É preciso coragem para enfrentar o processo de abertura de uma empresa, e o brasileiro tem se mostrado bastante corajoso, o número de empresas no país só cresce. No último trimestre tivemos um aumento de 19% de abertura de novas empresas em comparação ao mesmo período de 2020, e a tendência é de alta.

Mas o pequeno empreendedor comete um grande erro: procurar a ajuda de um contador somente depois do negócio “pronto”. Para muitos, a contabilidade é apenas uma despesa obrigatória por conta de exigência da legislação. Ninguém duvida, que caso fosse possível, muitos iniciariam seus projetos sem nunca procurar um contador.

A onda de novas empresas, a busca por redução de despesas e a concorrência alta, tem feito a contabilidade procurar se reinventar, e com isso muitos escritórios surgiram com as ofertas de serviços contábeis digitais. Nesse tipo de prestação de serviços os recursos e informações são totalmente on-line, procurando fazer da tecnologia ferramenta de otimização, automatização e redução de custos. A promessa é de uma comunicação mais ágil, troca de documentos mais rápida e um formato mais acessível para os clientes e para escritórios contábeis que oferecem o serviço.

Na imensa maioria dos prestadores desse tipo de serviço existe a oferta do atendimento “personalizado”, porém em 90% das vezes ele é realizado apenas pro WhatsApp, e em horários restritos.

Não há discussão que um escritório de contabilidade precisa se modernizar. Automatizar e otimizar os seus serviços para que consiga melhor desempenho de suas atividades e se mantenha inserido no mercado, que está cada dia mais competitivo. Mas será que isso não deveria ser feito apenas da porta do escritório para dentro? A experiência que temos com os micros e pequenos empreendedores é de total falta de apoio por parte dos seus contadores digitais, fazendo com que dúvidas permaneçam e erros importantes na decisão de seus negócios aconteçam.

O contador, para o pequeno e médio empreendedor, deve ser muito mais que uma mera ferramenta de cumprimento de exigências legais. Ele deve funcionar como um parceiro de esclarecimento de dúvidas e planejamento do negócio, se possível, no início de sua concepção.

A legislação tributária brasileira quase sempre prega peças, e o que você acha que tá sendo barato para o seu negócio, em um futuro muito próximo pode se mostrar a decisão mais cara que você já tomou.





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